Primavera chegando

A primavera faz brotar em nós um ar de começos e recomeço.
Parece que, dentro de nós, a gente começa a dizer: "a partir de agora tudo vai ser diferente"; "tudo vai dar certo"; "tudo vai mudar pra melhor".


É isso mesmo, parece que na primavera há mais espaço para os sonhos e alegrias que estavam acorrentados em nossos corações e em nossas mentes.

Como estamos entrando na estação mais bonita do ano, a primavera, escolhi como símbolo dessa renovação a "Primavera" como a árvore do mês. Nomes populares: Primavera, buganvília, três-marias; Família: Nyctaginaceae Espécies: Bouganvillea glabra; B. spectabilis e B. híbrida.

Com podas adequadas pode ser cultivada como uma arvoreta ou árvore uma vez obtida um tronco suficientemente forte, dispensando então qualquer tutor.

De fato, esta bela planta brasileira é cultivada normalmente para ornamentar pérgulas e arcos de entrada, sendo conduzida como uma trepadeira.

Para aumentar a floração convém adubá-la com um adubo completo após a poda. Em jardins pequenos ou em arcos ou pérgulas únicas convém plantar apenas uma variedade de cor.

Através de podas bem conduzidas pode-se "moldar" a Primavera, obtendo praticamente a forma que se quiser da planta.

Mas também pode ser plantada num belo vaso para decorar varandas e pequenos espaços.

Primaveras em vaso
- Terra vegetal, areia e local que bata sol pelo menos quatro horas diárias.
- Regar pela manhã ou à tarde, quando os raios solares não estão intensos.

- Fazer adubações periódicas, usando adubos orgânicos ricos em Fósforo (P).

As Primaveras ou Buganvílias preferem solos férteis e ricos em matéria orgânica. Reproduzem-se normalmente por estacas e raramente por sementes.
As podas devem ser efetuadas somente entre julho e agosto. Como as podas podem reduzir as floradas subseqüentes, convém remover apenas galhos velhos ou mal formados, procurando equilibrar a planta.



Harmonia de cores magníficas
Enfeitando o jardim
Semeando paz e amor
Que há dentro de mim.
A primavera convida
À vida celebrar
Mostrando que é possível
Sempre recomeçar
Que as flores e o perfume
Da Primavera possam estar
Todos os dias de nossas vidas
Para seu sentido renovar

Hermes José Novakoski

18 comentários:

  1. olá amiga! realmente percee-se a primavera, tudo florindo e lindo, o ar está diferente!
    eu tenho uma boungavile(ou sei como se escreve) elá linda, rosa, se enche grudada na parede encostads nos quartos! eu adoro esta trepadeira, fácil e rápida!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa temos uma primavera linda, carmim, que dá flores o ano todo. Adoro
    Ah, adorei a primeira foto, que casa fofa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. olá, minha querida Santinha!
    que postagem - lindissima - adoro esse planta - apesar de não a ter (o apê - não comporta - nem sacada tem) - sinto da mesma forma - a primavera renova tudo em nossas vidas - ficamos mais alegres - queremos mais cor.
    essar fotos estão lindas - a poesia linda - tudo, tudo muito lindo.
    bjkinhas no coração....

    ResponderExcluir
  4. Que magnifico post, adorei!

    a meses estou a pensar em comprar uma destas, um abraço!

    ResponderExcluir
  5. oi Santinha

    Que postagem mais linda!!!
    também adoro esse ar de primavera. Hoje amanheceu um dia esolaradado finalmente aqui perto de floripa, o astral é outro, alegre e gostoso!!!
    que cheguem as flores...

    bjus ana maria

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho primavera aqui no meu jardim!!!!!!!!!!!! E amei as suas dicas.

    ***
    Ah, quanto ao marido, eu administro parecido com vc. Deixo as noites e os fds livres e só fico on line quando ele está fora. Mas é até envaidecedor que ele sinta ciúmes depois de 14 anos de relacionamento, dos quais 10 de casamento. Né não?

    BJks.

    ResponderExcluir
  7. Yvone, que coisa mais linda,o que sao essas imagens!!
    Que post lindo o de hoje.
    bjks Susi

    ResponderExcluir
  8. Que post delicado e bonito. Gostei!
    Abçs,
    Ana

    ResponderExcluir
  9. Sempre fui apaixonada por buganvilles e agora muito mais feliz porque tenhos váriosplantado no chão e em vasos; simples ou dobrados colorem os espaços por todo o ano!
    Parabéns pelo tema, pelas fotos
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Amiga! Que post lindo! Eu adoro primavera e não sabia que dá para ser cultivada em vaso. Vou pensar em um para minha varanda.
    Bjo flor.

    ResponderExcluir
  11. Amiga, bota de novo meu mailzinho lá...sinto tanta falta de receber seus posts "em casa" rsssss.
    Sinto falta mesmo, amiga.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Yvone! Linda postagem!
    Primavera é um novo ciclo, expansão, desenvolvimento...Cheio de esperança e flores! Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Adoro essa trepadeira. Sua exuberância, variedade de cores e simplicidade na manutenção fazem dela uma espécie amada por muitos.
    Fê Dutra

    ResponderExcluir
  14. Ah, Santinha, nem sei se vc vai ler meu com entário, já que ele está sendo escrito muito depois do post.
    Fiquei encantada com as imagens e coisas que vc fala aqui e queria que vc siubesse que tem uma foto aqui de um lugar que estive lá pessoalmente. É a porta rosa com cortininhas brancas de renda , no muro há uma linda árvore florida, esse lugar é a Colonia de Sacramento , no Uruguai. Tirei uma foto nesse mesmo lugar, ampliei , emoldurei e coloquei sobre a minha cama ao lado de uma outra de uma janela com cortinas de crochet, tb de lá de Colonia.Achei muita coincindência ver a mesma imagem , uma de minhas favoritas, tb escolhida por vc. Significa que estamos na mesma sintonia, não? Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Qué cosas tan lindas nos compartes siempre. Me encantaron todas la fachadas...

    Un abrazo.

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias