Lixo eleitoral - dia mundial do meio ambiente e da Ecologia

Tenho quase pronto um texto que escrevi contando sobre a mudança e a casinha velha para qual estou indo.Acho que vocês vão gostar dos sabores e dissabores dessa história e em breve pretendo dividir com todos as minhas experiências, afinal esse blog tem o nome de “Casas Possíveis”.
Aqui a casinha vista do outro lado da rua
But, o assunto hoje é lixo eleitoral e a realidade dessa questão.
Jurei de pés juntos, que não iria gastar meu precioso tempo para falar de políticos ou de políticas, mesmo porque política e religião cada um tem a sua.

Mas, ao abri ontem a porta da rua para comparecer a uma urna mais próxima para justificar meu voto, dei de cara uma montanha de papéis jogados ao chão dentro da entrada de casa, os chamados “santinhos” ou “cola eleitoral”, estavam espalhados aos quilos na praça em frente, nas calçadas, nos canteiros, escadas...
Resolvi não mostrar as fotos da praça, porque afinal é a cidade para qual esta me mudando, e todos sabem que esse problema não é só aqui.
Dia de eleições, a “boca de urna” está proibida, a manifestação “coletiva” para candidatos ou partidos é proibida, a distribuição de material gráfico é proibida.
Muita coisa “é proibida”, mas qual lei se cumpre neste país? Se o candidato não cumpre sequer a legislação eleitoral, o que me dizem se o mesmo for eleito?
É uma triste realidade num país em que dia de eleições é dia de lixo, muito lixo, descumprimento total à legislação eleitoral e um desrespeito ao eleitor e cidadão.
Hoje, pela manha a garagem estava assim
Por ironia do destino, em tempos de eleições, hoje dia 4 de outubro comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, e a cada ano que passa é mais preocupante a situação do nosso amado planeta terra.

Hoje é também dia Mundial dos Animais, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), para que as pessoas se lembrem daqueles que compartilham o planeta terra conosco.

04 de outubro também é dia de São Francisco de Assis, considerado o padroeiro dos animais
Esses relicários com São Chico fiz para para proteger meus amigos peludos e penosos
Esta data é extremamente importante para a conservação da natureza, mas pensar em meio ambiente e ecologia só nesta data não resolve, todos os dias temos que lutar por ela e pelo menos fazer nossa parte, pois a situação não é das melhores.

É degradação da natureza pelos quatro cantos do planeta, efeito estufa, desmatamento, emissão de gazes poluentes de todos os tipos, matança e captura de animais silvestres, queimadas, etc.
Aproveito para deixar uma oração neste post ao meu querido São Francisco de Assis, para que me ajude a encontrar meu amigo Tuco, que este desaparecido desde a ultima sexta feira lá na nossa casinha do mato.
Oração para o meu Tuco
Bondoso São Francisco,
Você amou todas as criaturas de Deus.
Bem sei que para você eles eram irmãos e irmãs.
Ajude-nos a seguir o seu exemplo tratando todos os seres vivos com ternura.
São Francisco, padroeiro dos animais, olhe pelo meu Tuquinho, proteja-o e ajude-o a encontar o caminho de volta.
Amém

30 comentários:

  1. Oi Yvone, confio muito em São Francisco de Assis e seu lindo Tuco irá aparecer.
    A sua nova casinha tem carinha mesmo de interior, ela é parecida com uma casa de uma tia muito querida que tenho.
    Adoro passear lá, o quintal é uma delícia, tem horta, galinha, cachorros e gatos.
    Não tive oportunidade de comentar sobre sua mudança, mas estou na torcida pelo melhor para você e sua família.
    Beijos.
    Fátima.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivone,cheguei aqui pelo blog da Vero, Alé da Rua Atelier. Gostei de tudo e já me juntei aos bons rsrs
    Quando puder faça-me uma visita:
    www.artesdobradas.blogspot.com
    um abração!
    Jac

    ResponderExcluir
  3. Yvone, muito triste o Tuco ter desaparecido. Que São Francisco o proteja e o encaminhe de volta para o seu lar...
    Hoje, um dia especial, quando levava a filha pra escola, atrasada, pela manhã, avisto uma filhote canina correndo na rua mais movimentada daqui de perto e onde os carros estão sempre em alta velocidade. Depois de muitos "quase atropelada" conseguimos pegá-la tipo uns dois quarteirões pra cima. Quando olhei pra sua carinha pensei que poderia ser da minha vizinha, levei-a comigo pra escola, depois dei uma carona pra mãe de uma coleguinha da Mari e voltei com a titiu. Graças a Deus, ela é mesmo da minha vizinha que mora na rua debaixo, a danadinha passou pela grade do portão e saiu correndo sem rumo. Eu tive que pegá-la, trazê-la, mesmo sem saber se era mesmo da vizinha, outro dia vi um filhote de gato, marido e eu demos leitinho pra ele e no outro dia o vi atropelado e morto quase na esquina. Como fiquei? Com muito remorso de não pegar o gatinho e desse remorso não quero nunca mais.
    Depois fiquei pensando "e se não tivesse dono, o que eu faria?" A Milu mata. Eu, hein?!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga, eu tbm adeio eleição, nem predi meu tempo em justificar ainda, prefiro até pagar a fortuna de 3,00 de multa. Mas tbm fico indignada com essa sujeira toda, sabendo como o mundo está hj em dia, que temos que colaborar com a natureza, devia ser proíbido as gráficas imprimirem esses santinhos de política, aquelas panfletagem de emprestimos tbm é um saco, vc querendo passar e o povo te enchendo de papel... Não sabia que era dia dos animais, ontem adotei mais um gatinho, muito fofo. Sua Casinha é linda, parabéns pela aquisiçãoe que sejas muito feliz nela...
    www.moprendada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ah! Já ia me esquecendo, adorei sua casa! É linda e estou doida pra ver posts e mais posts sobre seus cantinhos e a nova decoração.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi amigaaaaa!!!!
    Saudades, viu?
    Obrigada pelos recadinhos lá no bloguito, viu?
    Pois é, eleições...é uma praga esse lance de santinhos, viu? E assim como aí, aqui também teve montanhas deles próximos às urnas -pribidíssimo, como todos sabemos.
    Até bati fotos, mas e adianta? Afff
    E sobre seu Tuco amiga, tô por aqui, agarrada no meu Chico também, torcendo para que ele volte prá vc.
    Boa sorte, tá??
    Ah, eu adoro essa casa "velha"...rsss.
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Santinha, então resolveu se mudar para o interior? Bem simpática sua casinha cor-de-rosa. pena essa sujeira toda, né amiga, isso desgosta o coração da gente. Fica difícil acreditar nessas pessoas. Bons de verdade são os animais, que são pura inocência. Tenho certeza de S. Francisco está cuidando de seu cãozinho. Quando minha Phebe teve complicações na cirurgia, foi a ele que recorri para salvá-la e hoje ela está forte e feliz.
    boa semana
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Acho um absurdo a sujeira que fica no final da votação. As ruas imundas!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Quando será que o nosso povo vai se concientizar e aprender a ser mais "limpinho"...
    Quanto ao Tuco, se Deus quizer logo ele aparece, magro, sujo...mas feliz pelos dias que andou namorando...
    beijinho
    Tina (Sonhar e Realizar)

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Adorei o post sobre esta praga dos santinhos e que o Tuco apareça belo e forte!!!
    Bjs
    Jud-artes

    ResponderExcluir
  11. Muito bem pontuada essa matéria que postastes, é um absurdo de fato, bem paradoxial! Mas amiga, não apenas os candidatos, mas o próprio TRE não cumpriu com a lei, mudando algumas "coisas" próximas a eleição, sabendo que a data limite para mudanças em relação a eleição é de um ano antes... Coisas da administração Brasileira, vem de cima, fazer o que... Amo meu país, mas nunca esse mar de sujeira!!
    Uma ótima semana para vc!

    ResponderExcluir
  12. Seu Tuco há de voltar logo...sabe que minha Chitara ficou desaparecida por três meses? Foi encontrada pelo meu menino que foi jogar bola perto de onde ela estava presa, por sorte haviam buracos no muro e ela o reconheceu...latiu para ele. Fui lá e o senhor que a encontrou me devolveu...depois mandei um "rancho" caprichado pra ele...a casa é super charmosa, fiquei curiosa pra ver o restante. Quanto ao processo eleitoral, realmente é uma vergonha o emporcalhamento das ruas. Beijocas!

    ResponderExcluir
  13. OLA QUERIDA, SOU A ETÉLIA do RIO.Sou a mais nova blogueira...ja visitei seu blog varias vezes, mas so agora pude deixar um recado.estou começando..engatinhando mesmo.nao sei muita coisa , mas chego lá.sou seguidora da comunidade da CASA E JARDIM e sou fã numero um do seu bloh.PARABÉNS POR TUDO QUE COLOCA AQUI, E PELAS LINDAS DICAS QUE NOS DÁ...ESPERO UM DIA SUA VISITA E DE OUTRAS AMIGAS.ADORO ARTESANATO, PLANTAS E DECORAÇÃO....COMO COMECEI ONTEM AINDA NAO TEM MUITA COISA...MAS ME AGUARDE.....UM GRANDE BEIJO....MEU E-mail...eteliamalta@gmail.com.

    ResponderExcluir
  14. Ola querida, quanto tempo, nao sabia que o tuco sumiu, como foi isso? Quanto a sujeira eleitoral,se precisar posso fazer sua coleta assim que adquirir meu veiculo apropriado para tal.
    Me liga.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Yvone,que raiva eu tenho desta sujeira!!Aqui não foi diferente!!Fico muito chateada!!E ainda temos que votar neles!!Af!!Vou rezar para o Tuco aparecer!Força querida!!Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Yvone
    No meio de tantos papéis jogados, temos a lembrança perfeita de que São Francisco de Assis está querendo nos alertar e cobrar.
    Voce falou muito bem no momento acertado!
    com carinho MOnica
    Que São Francisco no abençoe

    ResponderExcluir
  17. Yvone,
    primeiro, vc tem toda a razão! como podemos votar em pessoas que sujam a cidade para governá-la? como vão tratá-la?
    segundo, sua casinha é linda!!!!!!
    terceiro, fiz a oração junto com você para encontrar o Tuco, ok?
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Santinha,

    Que absurdo isso, uma vergonha, um desrespeito, uma contradição. Acho que esse tipo de propaganda deveria ser abolida, não há necessidade disso tudo.
    Quanto ao Tuco, estou na torcida para seu retorno.
    Sua casa é linda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Yvoneeeeeeeeeeeeeeeeeee, to aqui chorandooooooooooo por causa do Tuco, rezando pra ele ser encontrado, ou encontrar vocês!!!
    Sobre os santinhos nem falo nada, to revoltada com essa pobreza de espírito, viu?
    QUE NOJOOOOOOOOOOOOOOOOO DESSES POLÍTICOS IMUNDOS !!!
    Te adoro amiga!!!
    NOVIDADE!!! O Atelier tá na Casa e jardim deste mês, no roteiro São Paulo!!!
    YESSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
    Beijosssssssssss pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  20. Ô, frô, espero que seu bichinho volte logo, viu, estou aqui me apegando a São francisco pra que ele lhe devolva o bichionho ssão e salvo.
    E aqui em frente de casa e nas redondezas tb ficou cheio de lixo eleitoral. Acho um absurdo. Deveriam multar os políticos por esse transtorno, bem como os cabos eleitorais q fazem essa bandalheira toda. afe..

    Xerinhos
    Paty

    ResponderExcluir
  21. Ola Meninas
    Continuo sem noticias do meu Tucão, mas agradeço de coração a força moral e a torcida para que ele volte pra casa.
    Quanto ao lixo eleitoral...
    bjus e obrigada pelas visitas e apoio.
    yvone

    ResponderExcluir
  22. Yvone, estou torcendo pro Tuco voltar logo! Sei de um cachorrinho que reapareceu depois de 6 meses!!!!! De qualquer forma, espero que ele esteja bem onde estiver!!!! Estou adorando a nova casinha, quero saber de tudo!!!!! Sempre morei em casa e há 5 anos moro em um apartamento pequeno... sinto a maior falta de quintal e jardim!!!! Mas que coisa feia essa papelada toda!!!!! É realmente um absurdo e falta de consciência... Grande beijo e desculpe o sumiço! Hoje tirei umas horinhas pra visitar meus blogs preferidos e vi sua foto com a Vero, amei!!!!! Ela é muito querida e especial, né? Espero que um dia possamos todas nos conhecer pessoalmente! Bjs!

    ResponderExcluir
  23. Oi, Yvone.
    Sempre gostei muito de são Francisco de Assis por seu exemplo de vida, por seu amor à natureza, pelo fato de santo Antônio (meu santo favorito) ser franciscano... e por um de meus sobrenomes ser "de Assis".
    O lixo eleitoral causa-me asco. E olha que já foi pior, quando podia-se pendurar cartaz em postes. E meses depois ainda havia sinais das eleições pela cidade...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Yvone, acho que deveriamos procurar nossos direitos e movermos uma ação pública contra esses porcalhões...
    Amo São francisco...
    E amo os animais...

    Da uma passadinha para conhecer o meu blog


    Bjão
    http://andreiarenovandoereciclando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Yvone, que São Francisco traga seu cachorrinho de volta, são e salvo!!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  26. Yvone,
    Estou a um tempão pra entrar e deixar um comentário aqui. Continuo acompanhando tudo do reader... mas às vezes, peco por não comentar!
    Nossa! A sua rua ficou assim? Eu trabalhei nas eleições e a frente da minha escola tinha um pouco de papel sim, mas não tanto... só espero que tenham limpado tudo.
    Querida, adorei a mudança que vc fez no atelier da Verô... ficou lindo! Estou para conhecer o espaço dela faz um tempo, mas nunca consigo. Vou fechar a execução de um sofá na V Madá, vou ver se consigo me organizar para marcar com ela! Assim, vejo ao vivo e a cores...
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  27. Oi Yvone!
    O Tuco já apareceu?
    Estou torcendo pra que isso já tenha acontecido!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  28. Queridas amigas leitoras
    Hoje esta sendo um dia muito especial para mim 15 de outubro.
    Encontramos nosso Tuco e breve mostrarei as fotos do nosso reencontro. Ele esta bem, são e salvo!
    Obrigada a todos pelo carinho e plavras de esperança!
    bjus
    yvone

    ResponderExcluir
  29. Sobre o lixo eleitoral (isso inclui os cantidatos também, né?!) no dia do primeiro turno chovia aqui no RJ. Caminhei em calçadoas cobertas de massa de papel empapada, que grudava nos sapatos, e um bom bocado disso indo pelos bueiros... Quero só ver quando vierem as chuvas de verão...

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias