Menu simples de Natal

Fim de ano chegando metas a alcançar, trabalhos para terminar. Vai ficar em casa? Vai viajar? Praia, campo ou cidade tanto faz, toda hora é hora de arrumar, organizar, comer, dormir, pensar e sonhar.

Meu final de ano tem sido relativamente agitado, estou terminando um curso (surpresaa!!!), tenho visitado e encontrado pessoas que eu gosto, fui a lojas que eu gosto, andei sob sol e chuva. No caminho a cabeça rodopia, bate um cansaço, mas satisfeita por descobrir coisas novas para a casa, a mente e o corpo. Ainda é difícil absorver tantas informações e coisas novas, tantos jeitos de ser, de viver.

Hoje trago inspirações e novidades, para dividir com quem aparece de visita por aqui.
Para começar esses dias estava pensando num menu simples para a ceia de Natal, e os pratos que me inspiraram dispensam acompanhamentos. Uma entradinha light para acalmar o estômago... E para arrematar a noite e o calor, sobremesas, leves e refrescantes.
Tenho me concentrado em menus práticos e saborosos para quem tem família menor e receitas que a gente pode fazer o ano inteiro, principalmente nos dias de verão.
Salada Verde - Gostei tanto da dica do figo em calda que resolvi fazer. Encontrei aqui
Adoramos bacalhau ao forno, é quase uma tradição. Massa com Conflit de tomates e bacalhau. Já tinha feito uma vez e usei sobras da bacalhoada que foi servida na noite anterior, ficou uma delícia.
Essa receita é ideal para quem tem uma família menor, mas não dispensa uma ave no cardápio de Natal. Não conhecia a receita e pelo passo a passo e modo de fazer, acho que não vai ter erro. Essa receita, aliás, dá para repetir o ano inteiro. Vou fazer e depois contar o que achei.
Rap10 da Pullman casquinha para sorvete
Para fazer as cestinhas você vai precisar de forminhas de empada de pudinzinho ou outro recipiente que possa ir ao forno. Ideia da Maria de Lourdes do Blog Coisas de Casa – Eu adorei.

Na minha página no pinterest tem essas embalagens e muito mais.

Para comemorar o mês de novembro pela consciência negra deixo o belo vídeo onde Raquel Trindade, folclorista, declama o poema "Trem sujo da Leopoldina", de autoria de seu pai, Solano Trindade - um dos grandes poetas brasileiros, e o primeiro a escrever especificamente para o público negro do Brasil. Extraído do documentário "Geraldo Filme"
Tem gente com fome e hoje também com medo.
Uma linda semana a todos.

12 comentários:

  1. Gostei das dicas de cardápio leve para o Natal, pra mim que estou tentando emagrecer (e tendo êxito) é a melhor pedida.
    Estou totalmente desanimada para decorar a casa para o Natal, muitas outras coisas para fazer e pensar...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Quanto tempo, Yvone.
    É que esse tempo passa depressa demais, não?
    E daí que já estamos às vésperas de mais um Natal.
    Ótimas as suas sugestões.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Natal com uma cardápio leve é consciência do clima que vivemos. Super valida essa proposta, pena que aqui em casa o povo prefira o tradicional, mas vou levantar essa bola.
    Adorei ouvir sobre o trem da Leopoldina. O pego duas vezes por semana pra ir trabalhar e fico surpresa, como alguém conseguiu fazer poesia, com aquele caos. é uma sensibilidade, que lhe confesso: está longe da minha realidade.
    Beijos grande.
    Com carinho
    Fernanda Dutra

    ResponderExcluir
  4. Gostei especialmente das inspirações pra embalar os presentes!!!!
    Adoro embalagens simples e bonitas assim!

    ResponderExcluir
  5. eu do site rastreamentodecelular.net Estou aqui denovo comentando,por que adoro esse blog,bom demais,muito bom msm!!!!!!me recomendaram e até hj acompanho,mais ai queria tirar uma duvida sera que esse site é bom http://detetive-particular.com ? se alguem souber me falar,e continue com mais post!! fuuuuuuuuui

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu adorei todas as dicas!A do cardápio foi ótima, essa da casquinha de sorvete caiu feito uma luva.Já abri uma aba aqui no meu navegador pra aprender a fazer essas embalagens, são super charmosinhas!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Yvone,
    amei a sugestão da salada com figos em calda e cerejas! Humm... já anotei: vou fazer com certeza!
    Amanhã tem sorteio no minasdemim, viu? Espero você!
    Obrigada, querida, por se lembrar do meu pai. Ele tem uma doença progressiva, então... é uma luta! Mas ele tem estado bonzinho, livre dos ataques de pneumonia, graças a Deus!
    Grande abraço e o carinho da
    Jussara

    ResponderExcluir
  8. tava aqui pensando há 10 meses eu e meu filho resolvemos fazer uma RA e a nossa ceia de Natal não poderia ser mais aquelas anteriores, com salpicão e coisas caloricas ao extremo, adoooorei as ideias apesar de recebrmos uns 10 amigos nessa noite, quero q eles também conheçam as iguarias sem tanto colesterol, obrigada, bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Yvone!

    tb adorei a ideia da casquinha de sorvete! vou tentar fazer! bjo!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Yvone
    Vim convidar pro SORTEIO de Natal que tá começando hoje no AndreaGuimBlog e lembrar que o SORTEIO de novembro encerra hoje também!
    Bora lá participar!

    Babei na sobresa!!!!
    Beijins,
    Andrea

    ResponderExcluir
  11. Lindas flores, amei as inspirações!
    Beijos,
    Carol.

    Curte a página do blog no face? CarolPaivaBlog fan page

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias